Conecte-se com o Facebook

Atibaia- Vivendo no melhor clima

 

História

A fundação do município de Atibaia está ligada ao contexto histórico da atuação dos bandeirantes, desbravadores que saiam à frente de pequenas comitivas para explorar terras virgens, em busca de índios e minerais preciosos. A maioria das expedições partia de São Paulo e a rota mais procurada era a que levava aos tesouros das Minas Gerais. Tratava-se de uma viagem longa e árdua, que requeria muitas paradas para descanso e reabastecimento.
A primeira delas, ainda nas proximidades de São Paulo, ficava numa colina banhada por um rio onde hoje se encontra Atibaia. Jerônimo de Camargo,  bandeirante descendente de uma das mais conhecidas famílias da vila de São Paulo acabou por fixar-se no local e fundou uma fazenda de gado e, no alto da colina, construiu uma capela em homenagem a São João Batista no dia 24 de junho de 1665, data que marcou a fundação do município. A cidade ganhou o nome em alusão aos seus mananciais, já que no dialeto indígena da época, Atibaia quer dizer “água boa de beber”.

Apresentação de Atibaia

Com 126.614 habitantes (IBGE) a Estância de Atibaia está localizada a cerca de 50 minutos de São Paulo, de Campinas e de São José dos Campos, com fácil acesso pelas rodovias Fernão Dias e D. Pedro I. A cidade é reconhecida nacionalmente por ter um clima agradável e por ser famosa por suas flores e frutas, entre as quais destacam-se as orquídeas e os morangos.   

Atibaia conta com amplo leque de segmentos turísticos, começando pelo turismo de negócios que lota a infraestrutura hoteleira durante a semana. Destaque também para o ecoturismo, reforçado pelas belezas naturais da cidade. Outro setor que vem crescendo bastante é o de turismo rural que permite ao turista visitar fazendas antigas, plantações, alambiques, experimentar comidas típicas e conhecer as diversas histórias e curiosidades do campo. Esportes radicais também ganham destaque em Atibaia. A enorme rampa natural localizada no “Monumento Natural Estadual da Pedra Grande”, é o cenário ideal para os praticantes de voo livre, esporte símbolo do turismo de aventura de Atibaia, seguido pelo motocross, arvorismo, quadriciclo, mountain bike, skate, etc.

O turismo de aventura vem se fortalecendo no município e teve seus roteiros lançados no FERA – Festival de Esportes Radicais de Atibaia, em 2009. No turismo histórico–religioso, além das diversas igrejas, museus e centro histórico, podemos destacar o Santuário de Shoënstatt que possui uma réplica idêntica da capela construída na Alemanha.
Ainda dentro do turismo religioso, destaque para as comemorações do ciclo natalino, que envolvem diversos grupos folclóricos, entre eles os Ternos de Congos, manifestações centenárias cujos integrantes dançam e cantam em homenagem a santos católicos de sua devoção.

 

 

Veja os roteiros em Atibaia

ARES RURAIS DE ATIBAIA

Conhecer uma tipica fazenda paulista e, em seu alambique de muitas estórias, sentir os aromas da fina cachaça fabricada artesanalmente no local e apreciar a boa comida servida no fogão.

Veja outros roteiros

Siga o Atibaia Tour nas mídias sociais